2017 é o ano de comemoração dos 10 anos do 7 Estrelo e o grupo comemora uma década de estrada com o lançamento do EP “Efrica”, fruto de uma parceria com o trio homônimo de músicos e agentes musicais marroquinos, Youssef El Kamili, Samali Nesha e Driss Ait Kassi.
Com uma história marcada por viagens internacionais, os frequentes voos transformaram o autoral imagético feito por André Lanari, Bruno Tonelli e Thyala Serena num passaporte musical, onde as influências de diversos países carimbam a sonoridade a cada trabalho lançado. “Efrica” é um mix entre Brasil e Marrocos, com 5 faixas inéditas compostas a doze mãos, cantadas em dois idiomas – português brasileiro e o dialeto local antigo, o Tamazight -, que combinam instrumentos étnicos de diferentes culturas – como flautas indianas, japonesas, chinesas e clássicas, o africano Hajhouj, viola caipira brasileira, o Oud marroquino, percussões orgânicas – como copos, tambores, cadeiras, pedras -, ao lado de uma voz desértica misturada com a música eletrônica moderna que mantém o groove e vai transcendendo o ouvinte para uma nova dimensão.
A ação comemorativa de uma década do grupo começou a ser produzida em novembro de 2015, durante viagem a Rabat, no Marrocos, onde o 7 se apresentou na 2ª edição do “Visa For Music – Encontro Internacional de Música da África e Oriente Médio”. O intercâmbio musical, bem como o encontro com os futuros parceiros marroquinos, aconteceu durante a feira internacional, intermediado pela Embaixada Cultural de Minas Gerais, que apoiou a viagem juntamente com o Governo do Estado, através do Programa Música Minas.
Voltando um pouco no tempo para entender, os dias seguintes ao “Visa for Music” foram de muita produção para o 7 Estrelo. O primeiro contato com Youssef, Nesha e Driss foi para arquitetar a distribuição do álbum “IV” para as principais plataformas digitais do mundo, através da distribuidora digital do trio marroquino, a Iazawan. O negócio foi fechado, mas a relação não se limitou a ele. Uma amizade foi estabelecida e, após o evento, todos seguiram para outras cidades marroquinas, como Agadir e, posteriormente, Paradise Valley, em Taghazout, onde se concentraram na composição de novas músicas em parceria. O resultado da imersão de uma semana, com o estúdio móvel do 7 Estrelo funcionando a todo vapor, foi o EP “Efrica”, já disponível em plataformas digitais como o Deezer.
Comemore uma década de 7 Estrelo viajando o cosmos com um play: http://www.deezer.com/album/15136787
comentários
Trackbacks & Pingbacks
Ainda não foram encontrados links de entrada.