Durante o Zagoa Festival 2012 – importante encontro artístico que ocorreu entre os dias 30.05 e 03.06, na cidade de Zagora, no Marrocos – o 7 Estrelo se apresentou para um público formado por pessoas de diversas partes do mundo, que se identificaram com a miscelânea cultural feita pelo duo e viajaram ao som dos hits estelares, energizando a atmosfera do show.
A participação do duo no evento se deu através de uma ligação mística que parece ter gerado um campo magnético em torno do oceano Atlântico e conectado os continentes Latino-americano e Africano como imãs. O trabalho dos estrelos foi visto pela produção do Zagoa durante a última edição do Festival Universo Paralello (Bahia – 2012). De acordo com El Asmar Tarek, um dos produtores do evento marroquino, a ideia de convidar o 7 Estrelo para fazer parte do line up do Zagoa foi instantânea.
Ao saber sobre o convite, a então produtora do 7 Estrelo, Flávia Reis decidiu transformar essa requisição em projeto e inserí-lo numa concorrência aberta pelo Ministério da Cultura, que viabilizou a viagem, via Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012.
Abaixo, relatório da ação:
Relatório Marrocos 2012
Saudações Estelares ao Governo do Nosso País! É com grande felicidade e imenso sentimento de realização que trazemos a vossa ciência os fatos reais ocorridos na realização do Projeto ‘’ 7 ESTRELO – Terra Vive em Marrocos!’’
Respeito e Honestidade.
Devido ao curto tempo desde a divulgação do resultado até a realização da ação; ao envio da documentação completa; e ao não depósito do benefício concedido em nossa conta bancária, o grupo se reuniu para discutir como a ação poderia, ainda assim, ser realizada. Então, nossa produtora conseguiu a verba através de outra via para que não perdêssemos a oportunidade. Essa atitude do grupo, tomada em comum acordo, permitiu a compra das passagens e a viagem dentro dos prazos do Festival, sendo que a quitação da dívida será feita mediante depósito do benefício monetário por parte do Governo.
O objetivo dessa movimentação foi o simples desejo de realizar com perfeição o Projeto partilhado a seguir, levando o nome e um pouco da cultura de Minas Gerais e do Brasil para o Marrocos.
A participação do duo no evento marroquino se deu através de curiosa relação. Nosso trabalho foi visto pela produção do Zagoa durante a última edição do Festival Universo Paralello (Bahia – 2012). De acordo com El AsmarTarek, um dos produtores do evento marroquino, a ideia de convidar o 7 Estrelo para fazer parte do lineup do Zagoa foi instantânea. Antes de o convite ser efetivado, uma amiga postou no Facebook um flyer virtual que listava uma série de festivais de verão, dentre eles, o Zagoa Festival. Nos interessamos e mandamos uma proposta para, quem sabe, participarmos do lineup. Então veio o convite e nossa produtora, Flávia Reis, decidiu transformá-lo em projeto e inserí-lo em concorrência aberta pelo Ministério da Cultura e tudo foi conectado com perfeição.
No dia 29 de maio de 2012 começou a longa jornada que duraria 50 horas até o local exato do Festival Zagoa. Às 15h15min, pegamos o primeiro dos três aviões rumo ao destino. Devido à distância do evento e curto tempo para compras de passagens aéreas, nosso agente de viagens conseguiu as melhores conexões, resumidas brevemente abaixo:
· Belo Horizonte – Confins – Tancredo Neves ……….PORTUGAL – Lisboa Aeroporto.
· Lisboa Aeroporto……….Aeroporto de Casablanca – MARROCOS.
· Aeroporto Casablanca……….Aeroporto Marrakesh – MARROCOS.
Como conversado por telefone com a produção do evento marroquino, representada por El AsmarTarek, só era possível chegar ao local exato do evento com transporte terrestre, então haviam reservado um veículo na cidade de Marrakech. Do aeroporto pegamos um taxi até a estação central de Marrakech – por volta das 20 horas – onde encontramos um casal e outros dois amigos que falavam árabe, que também estavam indo para o Festival. O transporte disponibilizado por Tarek era uma caminhonete 4×4, onde fomos os seis, mais as bagagens e duas cases do equipamento do grupo, com segurança. Então começamos a perceber que se tratava realmente de um festival artístico e especial.
Nosso destino era Zagora – nome que inspirou o título do festival (Zagoa) – cidade localizada a aproximadamente nova horas percorridas de carro, do centro de Marrakech. Entre conexões aéreas e estrada, já estávamos no dia 30 de maio, já há dois dias sem dormir direito. Durante o caminho, fizemos paradas para alimentação e reparação de todos.
O hotel onde foi montada a pista alternativa para atrações do Festival era em Mihamid, povoado situado há quase duas horas de Zagora, uma Zona Militar, portão de entrada para o Deserto do Saara, onde chegamos sob sol escaldante. Na porta do hotel encontramos o produtor El AsmarTarek, nosso primeiro contato pessoal depois de toda a conexão descrita no início deste relatório. Como relatado anteriormente, Tarek havia vindo ao Brasil no mês de janeiro para o festival Universo Paralello, ocorrido na virada do ano. O Festival é “uma das casas” do 7 ESTRELO, que já participou em três edições. Tarek e sua esposa tiveram, através dessa oportunidade, contato com a cultura brasileira, visitando também outros estados, como o Rio de Janeiro.
Tocados, partilhamos o respeito de ambos com o 7 ESTRELO, único grupo que representava o Brasil no Festival Zagoa, no qual fomos muito bem recebidos, afetuosamente. O Hotel era um oásis em Mihamid; havia restaurante, bar e piscina, onde foi montada a estrutura chamada de pista alternativa do festival, onde ocorreram muitas apresentações. Assim foi dada a largada para a nossa participação – os brasileiros – no festival. As duas cases dos equipamentos ficaram guardadas com segurança no escritório pessoal da produção, e após as 50 horas de viagem, mais uma surpresa estava por vir…
Tarek disse que teríamos que pegar um ônibus até a outra estrutura do festival, pois a acomodação prevista para o 7 ESTRELO não era no Hotel. No caminho, na saída de Mihamid, paramos numa cancela militar e após o reconhecimento do transporte do Festival, começamos a entender realmente o evento. Após quase uma hora no meio das areias do Deserto, ao pôr do sol… Um palco, uma feira de alimentação e artesanato, banheiros, tendas Tuarek organizadas… enfim, ZAGOA Festival, a pista principal.
O Festival era realmente no Deserto do Saara! Sallan! Aleikoun! La bez?!
Nosso árabe já estava se mostrando pela convivência, e nossa estadia preparada pela produção era um quarto em meio as Tendas Tuareks, dos nômades do Deserto. Curtimos a primeira noite, dançando e conhecendo pessoas de todo o mundo. Foi uma experiência incrível… Dormir no Deserto, céu estrelado, temperatura perfeita, fresquinha… No dia seguinte, acordamos sob forte calor, vocês devem imaginar! Dissemos: ‘’vamos para o Hotel, é impossível ficar aqui durante o dia!’’. Pedimos carona a um casal árabe e uma amiga argeriana, e voltamos ao Hotel, onde continuava o Festival na pista alternativa. Dias no hotel e noites no Deserto! Assim foram os dias do Festival, que aconteceu entre os 30 de maio e 03 de junho. Há dois dias no festival já sentíamos uma grande emoção por termos nos dedicados muito a música criativa durante os cinco anos de existência do grupo, conseguimos chegar tão longe, vivenciando nosso grande objetivo: a interculturalização.
No festival haviam pessoas do mundo inteiro, que assim como nós, almejavam compartilhar ao máximo, culturas e contatos. A comunicação chegava a acontecer em cinco idiomas diferentes. As línguas mais utilizadas eram inglês, espanhol, francês, português e árabe. Com certeza nossas vidas já haviam se enriquecido, mas ainda não estávamos totalmente realizados, pois ainda faltava o cumprimento da missão que havíamos proposto: realizar o show: ‘’7 ESTRELO Terra Vive em Marrocos’’.
Na manhã do dia 02 de junho de 2012, acordamos em nossa tenda com uma tempestade de areia e sentimos o poder da natureza! Era o despertar para o grande dia, o dia do show do 7 ESTRELO. Nosso show estava agendado para ocorrer na pista alternativa, dedicada à World Music. Então saímos do Deserto em direção ao hotel e ao chegar, começamos a montar o espaço para a apresentação do grupo. Guitarra, baixo, vozes, teclado, flautas, computador e uma bandeira do Estado de Minas Gerais reunidos no palco, chamavam atenção do público que já se organizavam em volta da piscina. O figurino dessa apresentação era surpreendente e inédito, já que pedimos ao produtor marroquino que providenciasse duas roupas típicas dos árabes. E foi com essas vestimentas – símbolos da interculturalização – que realizamos o show ‘’Terra vive’’, onde apresentamos as seguintes músicas:
1.Longe Estou ( Cantada em 5 linguas! )
2. Aliança Dourada
3. Dia Branco ( Alceu Valença e 7 ESTRELO)
4. As Leis de Um Tambor
5. The Time
6. Terra Vive
7. Electro Mantra
Após a apresentação do 7 ESTRELO, muitas pessoas vieram nos cumprimentar. Muitos foram os elogios sobre a riqueza da música contemporânea produzida pelos artistas brasileiros, como também muitos foram os contatos que se desenvolveram a partir daí. Produtores europeus, principalmente que produzem festas em países como França, Canadá, Marrocos e inclusive no Brasil, se encantaram e marcaram algumas apresentações do grupo para o segundo semestre de 2012 e também para 2013.
Estava feito!
Após essa realização, no dia 06 de junho de 2012 pegamos o avião de Casablanca a Portugal e no dia 07 de junho estávamos novamente no Brasil.
Completa realização do projeto “7 ESTRELO – Terra Vive em Marrocos’’ proposto ao Ministério da Cultura do Nosso País!
O relato áudio visual de toda a ação executada pode ser conferido no link:
http://www.youtube.com/watch?v=SRQnT9vkUyo
Obrigado em Árabe = Shukran!
Registro do fotógrafo francês Pierre Faure
Música e Mágica!
Bruno Henrique Ribeiro Tonelli
André Lanari dos Mares Guia
7 ESTRELO
comentários